top of page

Dia da Cirurgia

Eis que chega o tão aguardado dia :) e com ele alguma espera e ansiedade, mas também muita alegria e satisfação...




O dia começou cedo, por volta das 6:30 da manhã - mesmo a tempo de fazer a última refeição antes do jejum de 7h. Seguiu-se um banho com uma solução desinfectante (por opção própria e devido às pesquisas que fiz) e uma viagem até ao Porto.

Dei entrada no Hospital por volta do meio dia. Após tratar de todo o processo burocrático inerente ao processo: checkin, pagamento, assinatura de documentos de consentimento, etc fui encaminha para o meu quarto. Apenas 15mins depois, veio a enfermeira para medir a tensão, introduzir o catéter no braço, fazer algumas perguntas/dar algumas instruções, bem como, entregar a bata/roupa para a cirurgia e um desinfectante para utilizar no banho antes de colocar a bata.


Por volta da 1:30 da tarde e já com a "fatiota" vestida, recebo a visita da doutora Diana para efectuar as marcações e tirar medidas necessárias à cirurgia - ver fotos reais (A e B) abaixo.

Cerca de 15 minutos depois, chega a maca que me levaria até à sala de operações. Após a chegada à sala de operações, foi-me colocada a máscara com a anestesia e mais não me recordo...ahahah


Só me recordo de acordas cerca de 45 mins depois, já na sala de recobro, sem dor alguma e com a Doutora Diana a dizer que tinha corrido tudo muito bem.

Seguiu-se a ida para o quarto, com a proibição de me levantar até à manhã seguinte, e uma noite passada quase em branco - não por ter dores, mas por ser Verão, estar calor e por ter medo de me virar a dormir e estragar de alguma forma o que tinha sido feito.

Durante a noite e início da manhã fui visitada pelos enfermeiros que me deram a medicação e por volta da hora de almoço do dia seguinte recebi a visita da doutora Diana, que após me retirar as ligaduras e pensos, decidiu dar-me alta médica.


Seguiu-se uma viagem de carro 2h, com apenas 4 recomendações: não levantar pesos/fazer esforços, nunca tirar o soutien, tomar o antibiótico certinho e não molhar os pensos até ao dia da troca do penso que seria dentro de cerca de 5 dias.


Marcações (30mins antes da cirurgia)

A - Marcações e fatiota pré-cirurgia
B - Marcações














Ligaduras na manhã em que tive alta

Fotografia tirada deitada na cama, antes de ter alta médica













1ª fotografia já sem ligaduras, na manhã da alta médica


bottom of page