top of page

O dia em que o sonho/silicone dream ficou adiado

E bem que diz o provérbio: uma "desgraça" nunca vem só. Uns dias após o aparecimento dos 1ºs casos de Covid_19 em Portugal confirma-se também o cancelamento da minha cirurgia...




Exatamente uma semana antes do dia previsto para a realização da cirurgia e com um cenário cada vez menos favorável à realização da mesma (casos a aumentarem de dia para dia), decido então tentar entrar em contacto com a enfermeira que me havia acompanhado desde a primeira consulta, em 2019.

Após algumas emails e chamadas para o call center da Sanfil lá consegui que me passassem a informação de que precisava de falar com a enfermeira, com a máxima urgência.

Após algumas horas recebo uma chamada da enfermeira, explico-lhe os meus anseios e dúvidas relativamente ao possível enfraquecimento do sistema imunitário recorrente de um procedimento cirúrgico, bem como se estavam a ponderar o cancelamento das cirurgias agendadas para a última semana do mês de Março uma vez que o casos estavam a aumentar cada vez mais em PT, no país onde residia e no mundo inteiro e se assim fosse se já tinham pensado num plano B. Ao qual a mesma me disse que podia ficar descansada quanto aos receios relativos ao enfraquecimento do sistema imunitário pois o mesmo não seria afectado uma vez que estaria "protegida" pelo antibiótico que me iria ser receitado após a cirurgia e também que continuavam a realizar cirurgias e que para além disso não havia registo de casos de Covid nem na clínica nem na zona Centro do país e que portanto não precisaria de me preocupar - a cirurgia iria para a frente certamente.

Não contente com a resposta, relembrei-a de que a minha situação era ligeiramente diferente uma vez que me encontrava a residir num país fortemente afetado pelo vírus e que a questão que se colocava era que já poderia ser portadora do vírus e nem saber.

Foi nessa altura, e após alguma "surpresa" advinda de finalmente ter tomado noção de que eu me encontrava a residir numa zona bastante afetada pelo vírus, que me disse que estava prestes a ir para uma reunião de urgência cujo assunto principal era o Covid e que iria trazer o meu caso à mesa e que dali a algumas horas já me saberia dar mais informações.

Cerca de uma hora depois, é então que chega o veredicto final - cirurgia cancelada com a promessa que assim que o número de casos diminuíssem em PT me voltariam a contactar para re-agendar a cirurgia.


Se por um lado se havia acabado de confirmar as minhas suspeitas e com essa confirmação uma grande tristeza e desilusão se haveria instalado, por outro lado também acabara de sentir um grande alívio advindo do facto de saber que já não me iria submeter a uma cirurgia sem saber se estava ou não infectada com o vírus.


Commenti


bottom of page